sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Respirar Ar Puro

Todos os transplantados sabem que o primeiro Ano de transplante é o mais difícil... Digamos, o mais preocupante e todos estão desejosos que passe rápido esse primeiro ano porque, quando acontecer será a altura de começar a tirar a máscara ao ar livre e respirar a Natureza, os cheiros agradáveis, uma nova fauna. Esse momento é muito importante para todos, claro que primeiro é preciso a autorização da Doutora mas após a sua confirmação ficamos logo desejosos de o fazer, todos os transplantados querem isso e eu não sou excepção.

Eu já contava os dias que faltavam para fazer um Ano, é verdade que a máscara, após o transplante, passa a ser a nossa melhor amiga, principalmente no outono e no inverno, na altura das constipações, pois essa máscara protege-nos de arranjar uma constipação, pois se apanhássemos uma, era complicado curar-se, mas eu graças a Deus após o transplante nunca me constipei.
A máscara também serve, no mau tempo, para nos proteger do frio, pois o ar aquece dentro da máscara e até é bom, por no exterior está frio e dentro da máscara está quentinho. É verdade a máscara têm carradas de vantagens mas chega o dia em que já estamos um pouco fartos dela e queremos começar a tirá-la.

Após um Ano podemos então tirar a máscara, mas tens que ser aos poucos, primeiro só se pode tirar ao ar livre, em locais fechados ou com fumo têm que se pôr, mas para nós já é bom tirar ao ar livre.
Quando eu tirei a minha máscara, senti a mesma sensação quando tirei o ventilador nos intensivos, mas claro que não foi assim tão igual, mas senti um brisa gigante a entrar dentro dos meus pulmões, o ar estava fresco mas foi uma sensação incrível. Claro que depois não podemos de deixar de usar a máscara assim de repente, mas nos momentos em que a tiramos são muito bons :)



10 comentários:

  1. Fiquei encantada com esta pequena princesa , admiro a tua força e coragem. Es uma menina linda e encantadora . Muitos parabens pela tua coragem , muitos beijinhos . Muitas felicidades e tudo de bom :)

    ResponderEliminar
  2. Amei ver-te no programa minha querida!!!! és uma força da natureza!!!! Que o teu testemunho tenha sido um exemplo de força e coragem para quem já tenha pensado em desistir.Força meu amor porque tu mereces o melhor do mundo!!!!! Um bem haja também aos teus papás que apesar de todos os contratempos te educaram da forma mais linda e natural que eu já vi!!! um xi coração e tudo tudo de bom para esta menina mulher:):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! O meu objectivo é mostrar que nada é impossível e ser um testemunho de esperança para muita gente! :)

      Eliminar
  3. olà susana acabei de ver a tua historia de vida na tvi,és uma rapariga de grande coragem,parabéns pela tua coragem e grande garra k tiveste,beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá! Acabei de te Ver na Tvi, eu até chorei...és uma grande rapariga! Nunca desistas de Sorrir!
    Este Blog é meu, Espero que goste:
    http://the-rainbowstar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana , qd vi a tua reportagem fiquei emocionada. nessa altura a minha filha estava internada.
    a minha filha está p ser integrada em lista de transplante. Gostava muito de falar com a tua mãe , achas que é possivel??
    um Bj
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! As melhoras da sua filha é tudo o que desejo! Penso que sim ;) Beijinhos

      Eliminar